sobre | Supersônica

Este site é acessível para leitor de tela.

sobre

sobre

Começou assim: Maria Carvalhosa, do alto dos seus 19 anos, identificou uma carência na oferta de audiolivros em português para quem ama literatura e não tem a possibilidade de ler livros em edições impressas ou em e-books. É o seu caso, pois Maria ficou cega aos 13 anos, mas nunca desistiu de sua paixão pela leitura, submetendo-se a ferramentas assistivas e a audiolivros produzidos, na sua maioria, de forma burocrática.

Ela escreveu um artigo sobre essa lacuna. Artigo que foi lido por Daniela Thomas, amante de audiolivros que a mantiveram conectada com a língua inglesa desde que voltou de uma estadia de quase dez anos fora do Brasil. Numa única conversa, as amigas decidiram arriscar-se a criar uma editora de audiolivros em português, ideia instantaneamente abraçada pela autora e editora Beatriz Bracher e pela produtora Mariana Beltrão. Foram quase dois anos de pesquisas, aprendizado e labuta, e agora a Supersônica Livros enfim se materializa num site com acessibilidade total para deficientes visuais e charmoso para videntes.

Nossa proposta é ambiciosa: queremos proporcionar o acesso a livros que nos fascinam e que consideramos incontornáveis para leitores contemporâneos. Tratamos clássicos como modernos e vice-versa, fazemos apostas e descobertas. E para ler esses livros, escolhemos atores que encaram a experiência da leitura em estúdio com a mesma entrega com que fazem filmes ou peças. Cada audiolivro nosso é um projeto artístico completo, trabalhado com o mesmo rigor. Maria Carvalhosa sintetiza o pensamento da editora: “Na Supersônica, acreditamos que a literatura é uma experiência, ao mesmo tempo, de descoberta e de alucinação. Ela nos possibilita estar em outros lugares, habitar outras consciências, imaginar outros mundos. Todos nós criamos imagens de um livro sem estar realmente vendo. Escutar um livro é se abrir para uma nova forma de leitura, maravilhosa e radical. A voz da pessoa que lê passa a integrar o corpo do texto. Outras partes do livro se acendem nessa ligação, íntima e instável, entre os dois leitores: o que fala em voz alta e o que escuta. O audiolivro é uma experiência de generosidade e de atenção”.

Supersônica — um livro dentro da sua cabeça

nossa equipe

  • Beatriz Bracher - editora
  • Maria Carvalhosa - editora
  • Daniela Thomas - diretora artística
  • Mariana Beltrão - diretora executiva
  • Juliana Bitelli - coordenadora editorial
  • Tomás Sertã - assistente editorial
  • Beatriz Reingenheim - assessoria de imprensa

acessibilidade

Na Supersônica, temos o compromisso de fornecer uma experiência acessível para pessoas com deficiência. Reconhecemos a importância de garantir que nosso website seja totalmente inclusivo e adaptado às necessidades desses usuários. Para assegurar que cumprimos os padrões internacionais de acessibilidade trabalhamos em estreita colaboração com especialistas para implementar recursos e funcionalidades que tornem a experiência de navegação acessível e enriquecedora para pessoas com baixa visão e cegas.

Acreditamos que a literatura deve ser acessível a todos, independente de suas habilidades visuais. Estamos comprometidos em fornecer uma experiência de leitura abrangente e enriquecedora para todas as pessoas, e esperamos que nosso site seja uma fonte de conhecimento e entretenimento acessível para todos os nossos usuários.

medidas para apoiar a acessibilidade

Nossa equipe se empenhou em adotar práticas de design integradoras desde o início do processo de elaboração do nosso portal. Priorizamos o uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela, que permitem que nossos usuários com deficiência visual acessem e desfrutem plenamente do conteúdo da Supersônica.
Além disso, fornecemos descrições detalhadas para as imagens que ilustram as capas dos livros, permitindo que os usuários compreendam o contexto e a importância dessas imagens. Também garantimos um contraste adequado entre as cores usadas no site, facilitando a leitura para pessoas com visão reduzida.

status de conformidade

As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG) definem requisitos para designers e desenvolvedores, a fim de melhorar a acessibilidade para pessoas com deficiência, mediante três níveis de conformidade: Nível A, Nível AA e Nível AAA.
As não conformidades estão tratadas no relatório técnico em anexo.

considerações adicionais de acessibilidade

Nossos audiolivros são disponibilizados com áudio em alta qualidade, para que nossos usuários possam desfrutar de uma experiência de leitura imersiva. Além disso, os audiolivros são oferecidos em plataformas com recursos de navegação intuitivos, como marcadores de capítulos e opções de velocidade de reprodução ajustáveis, para tornar a experiência de audição ainda mais personalizada.

contato

Estamos constantemente trabalhando para aprimorar ainda mais a acessibilidade do nosso site e dos nossos audiolivros. Valorizamos o feedback de nossos usuários e encorajamos você a entrar em contato conosco caso encontre qualquer dificuldade de acesso ou tenha sugestões para melhorias.



email: acessibilidade@supersonicalivros.com.br

Responderemos aos comentários com a maior brevidade possível.




compatibilidade com tecnologia assistiva

O portal da Supersônica foi testado e é compatível e acessível aos seguintes leitores de tela, nos seguintes ambientes:

– Jaws 17 ou superior e NVDA 2023
com Google Chrome e Windows 7 ou superior

– Voice Over
em Mac Os HighSierra ou superior

– VoiceOver
com IOS 15 ou superior

– TalkBack
com Android 11 ou superior

abordagem de implementação e avaliação da acessibilidade

A implementação da acessibilidade no portal Supersônica começou ainda na fase de desenho e protótipo do site, quando foram avaliadas a paleta cromática, definindo o contraste satisfatório e a correta semântica e hierarquia dos elementos do HTML antes mesmo da primeira linha de código ser escrita.

Durante a fase de desenvolvimento foram realizadas diversas avaliações com especialistas, onde foram feitas:
Validações automatizadas, revisões manuais do código, e avaliações humanas.

Os problemas encontrados eram discutidos em reuniões.
Após implementação das soluções, novos testes eram realizados.

Sejam bem-vindes!

novidades

Matérias